Educação


O Centro-Dia da Apae Tatuí foi criado para atender pessoas com deficiência intelectual, em situação de vulnerabilidade. Todas as atividades desenvolvidas têm como objetivo a ampliação e manutenção da funcionalidade na vida doméstica, comunitária, artística e cultural, integração e inclusão no mundo do trabalho, defesa e garantia de direitos.
Participamos do processo de desenvolvimento da pessoa com deficiência intelectual, múltipla e autismo da infância à fase adulta.


A Escola de Educação Especial "Wanderley Bocchi" de Tatuí, atua há mais de 40 anos no desenvolvimento integral dos alunos com deficiência, em seus aspectos físicos, psicológicos, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade. Atende 230 educandos com deficiência intelectual, múltiplas e TEA na faixa etária de 3 anos e meio a 29 anos.
Oferece um conjunto de práticas que buscam articular as experiências e os saberes dos educandos, respeitando o ritmo de cada um, suas potencialidades e a sua deficiência. Os conteúdos trabalhados seguem os princípios do currículo funcional natural, com temáticas relacionadas à vida familiar, social, meio ambiente, trabalho, cultura, saúde, sexualidade, linguagem, dentre outras.

Realizamos o processo de inclusão da pessoa com deficiência em nosso atendimento educacional especializado

A Educação da APAE Tatuí presta serviço educacional especializado, em:
⦁ Deficiência Intelectual
⦁ Múltiplas (deficiência intelectual associada a outra deficiência)
⦁ Transtorno Global do Desenvolvimento (associados à deficiência intelectual)
⦁ Transtorno do Espectro Autista (TEA) (associados à deficiência intelectual)
Tendo por objetivo oferecer ajuda e apoio contínuo e ainda oferecer atendimentos complementares dos serviços especializados nas áreas de saúde e assistência social.
O funcionamento é de acordo com a Grade Curricular, sendo ela formada por Ensino Infantil e Fundamental, o horário de funcionamento ocorre de segunda à sexta nos turnos: manhã das 8h às 12h/ Tarde das 13h às 17h.

a) Educação Infantil
FASE 1:
Educação infantil
Faixa etária: 3 a 5 anos e 11 meses

b) Educação Fundamental
FASE 2:
Escolarização inicial ensino fundamental
Faixa etária: 6 a 14 anos e 11 meses
Grade Curricular: Conhecimento do Mundo
- Linguagem Oral
- Linguagem Escrita
- Matemática,
- Natureza e Sociedade
- Educação Física,
- Música,
- Artes visuais.

-FASE 3: Programa socioeducacional
Faixa etária: 15 a 29 anos e 11 meses
Grade Curricular: Formação Pessoal e Social
- Identidade e Autonomia
- Movimento Social
- História da Cultura e Etnia
- Cultura Afro-Brasileira e Indígena.
- Área Diversificada: Psicomotricidade

-FASE 4: Encaminhamento para o Centro-Dia de Referência da Assistência Social da Apae de Tatuí
Faixa etária: 30 a 59 anos

b) Autismo:
Atender o aluno com transtorno de espectro autista (TEA), que necessita de apoio pervasivo, na modalidade de Educação Especial, aplicando estratégias adequadas, considerando a natureza dos alunos e possibilitando formas de um melhor desenvolvimento garantindo a independência e desenvolvendo a sua competência e outras habilidades dentro do ambiente familiar e da comunidade.

c) Deficiência Intelectual:
Atende ao aluno de forma a estimular as áreas cognitivas sensório perceptiva e motora, a socialização é a execução de Atividade de Vida Diária e Prática. Introduzir a comunicação alternativa e oferecer atendimento diversificados e atividades extraclasses, como passeios e hortas. De forma interdisciplinar seguindo o modelo generalista com equipe terapêutica.