Autonomia e independência


O Centro-Dia da Apae Tatuí foi criado para atender pessoas com deficiência intelectual, em situação de vulnerabilidade. Todas as atividades desenvolvidas têm como objetivo a ampliação e manutenção da funcionalidade na vida doméstica, comunitária, artística e cultural, integração e inclusão no mundo do trabalho, defesa e garantia de direitos.
Atuamos para autonomia e independência da pessoa com deficiência intelectual, acreditamos no seu potencial e em uma sociedade para todos O Centro-Dia de Referência da Assistência Social da Apae de Tatuí, desde 2015, atende pessoas com deficiência intelectual, múltipla e autista em situação de vulnerabilidade social, prioritariamente aqueles que foram egressos do sistema educacional ao completarem 30 anos de idade. Oferece apoio às pessoas com deficiência e família, através de atividades voltadas à autonomia e independência, a promoção de competências e habilidades de autogestão e autodefensoria, melhorias no processo de envelhecimento, buscando contribuir para a diminuição da sobrecarga de trabalho e estresse do cuidador e de situações que agravam a dependência e exclusão social dos beneficiários. Proporcionamos espaços e atividades funcionais e naturais para melhor aprendizado das pessoas com deficiência.
A proposta de atendimento contempla espaços e atividades relacionadas ao ambiente doméstico e mundo do trabalho, voltadas à autonomia e independência na vida diária, prática, artística, esportiva e comunitária de pessoas com deficiência, atuando na prevenção, promoção e manutenção de suas funcionalidades.